Aqui você encontrará o significado de termos educacionais e o link para bibliografias correspondentes.
Atividades Integradoras
As Atividades Integradoras têm como finalidade oferecer aos acadêmicos a oportunidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, relacionando teoria e prática, possibilitando a ampliação dos conhecimentos didáticos, curriculares, científicos e culturais por meio de práticas realizadas dentro e fora.
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ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.(primeiro artigo da Biblioteca Colabora IF)
Currículo Integrado
O ‘currículo integrado‘ organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender
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ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.(primeiro artigo da Biblioteca Colabora IF)
Educação Profissional
A educação profissional é o conjunto de atividades que visam a aquisição teórica e/ou prática de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão. Wikipédia
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ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.(primeiro artigo da Biblioteca Colabora IF)
Ensino Médio Integrado
Quando o aluno efetua uma matrícula em uma instituição que oferece o Ensino Médio e o ensino profissional; ensino concomitante, no qual o aluno efetua duas matrículas simultâneas, seja na mesma instituição ou em diferentes, para cursar o Ensino Médio e obter a formação técnica
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ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.(primeiro artigo da Biblioteca Colabora IF)
Integração Curricular
A integração curricular não pressupõe a inexistência da estrutura curricular por disciplinas, mas preserva a construção do campo de conhecimento que é resultante da confluência de diferentes conhecimentos disciplinares, sem fragmentá-los.
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ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.(primeiro artigo da Biblioteca Colabora IF)
Interdisciplinaridade
Termo que se refere a olhar/estudar os saberes na complexidade em que estes se estruturam para perceber seus vários aspectos. Em relação ao currículo escolar, é a forma contrária àquela de planejar com base no conhecimento fragmentado em disciplinas que, aparentemente, não têm qualquer relação entre si.
O que se busca com tal maneira de lidar com o conhecimento é relacionar os conteúdos das várias disciplinas para compreender cada assunto ou fenômeno, na sua totalidade. Mas a interdisciplinaridade não é apenas integração de conteúdos, mais que isso, ela permite sempre a criação e a recriação de pontos para discussão, e já a integração, trabalha sempre com os mesmos pontos sem permitir o levantamento de novas questões. Também não é a interdisciplinaridade apenas um amontoado de assuntos de várias disciplinas sem um planejamento prévio que permite a contextualização do trabalho a ser desenvolvido.
A interdisciplinaridade está se concretizando, na maioria das vezes, através de projetos planejados e realizados por uma equipe de professores em torno de uma questão-problema, que contextualiza e faz a relação entre as aulas de todos os professores que trabalham essa questão. Mas também existem exemplos de professores que trabalham sozinhos e são bem sucedidos.
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Revista Interdisciplinaridade. São Paulo, v.1, n. 1, 2011. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/issue/view/1040. Acesso em 11 nov.2020.( segundo artigo da Biblioteca do Colabora IF)